A hipófise ou pituitária é uma glândula localizada na base do nosso cérebro, logo atrás do nariz.
Muito importante para o bom funcionamento do organismo, a hipófise regula outras glândulas produtoras de hormônios no corpo (como a tireoide, testículo, ovário e a adrenal) e produz hormônios (como o GH, o hormônio do crescimento, prolactina, ACTH entre outros).
Os adenomas são o tipo de tumor mais comum a atingir essa glândula e podem ser classificados em funcionantes – quando secretam hormônios em excesso – e não funcionantes ou não secretores.
Esses tumores costumam ser detectados por acaso, quando a pessoa realiza uma tomografia ou ressonância no crânio por outros motivos. Eles podem causar dores de cabeça, mudanças na visão ou sintomas hormonais, como hipertireoidismo (devido ao aumento do TSH, o hormônio tireoestimulante).
Embora sejam benignos na maior parte dos casos, os tumores na hipófise precisam de tratamento, pois podem trazer graves consequências à saúde.
Quando o caso necessita de tratamento cirúrgico, geralmente se utiliza um acesso pelo nariz, e a cirurgia ocorre com uma equipe conjunta de otorrino e neurocirurgião.
Dr. Alex Marques Borges Santos
Neurocirurgião | CRM – BA 22806